Trofia.com

Concurso INSS

Concurso INSS: Notícias, Editais, Provas e Informações

Concursos públicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que estudar, edital, dicas, previsões, provas, analista, técnico, conteúdo programático.

Concurso INSS 2022

Inscrições abertas!

Cebraspe é a banca escolhida. Previsão de 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social.

Carreiras do INSS

Saiba dicas, previsões, o que estudar, provas, edital, salário etc. de cada uma das carreiras de cargos do Instituto Nacional do Seguro Social para o concurso 2022 e concursos públicos anteriores:

  1. Analista do Seguro Social com Formação em Serviço Social
  2. Técnico do Seguro Social

ATIVIDADES COMUNS AOS CARGOS DE ANALISTA E DE TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Atender ao público; assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos; realizar atividades inerentes ao reconhecimento de direitos previdenciários, direitos vinculados à Lei nº 8.742/1993 e outros sob a responsabilidade do INSS; realizar atividades inerentes à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de informações; elaborar minutas de editais, contratos, convênios e demais atos administrativos e normativos; avaliar processos administrativos, oferecendo subsídios à gestão nos aspectos preventivos e para as tomadas de decisão; participar do planejamento estratégico institucional, de comissões, grupos e equipes de trabalho e dos planos de sua unidade de lotação; atuar na gestão de contratos, quando formalmente designado; controlar dados e informações, bem como executar a atualização em sistemas; executar atividades de orientação, informação e conscientização previdenciária; realizar atividades de gestão do patrimônio do INSS; subsidiar os superiores hierárquicos com dados e informações relacionadas à sua área de atuação, atuar no acompanhamento e avaliação da eficácia das ações desenvolvidas e na identificação e proposição de soluções para o aprimoramento dos processos de trabalho desenvolvidos; e atuar em atividades de planejamento, supervisão e coordenação de projetos e programas de natureza técnica e administrativa.

REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

  1. Ser aprovado no concurso público.
  2. Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
  3. Estar em gozo dos direitos políticos.
  4. Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  5. Estar quite com as obrigações eleitorais.
  6. Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme o edital do concurso do INSS.
  7. Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
  8. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  9. Cumprir as determinações do edital do concurso do INSS.
  10. O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.

Pesquisar: Concurso INSS