Trofia.com

Acento diferencial

Acento diferencial: O que é?

O que é acento diferencial? Qual significado? Estude a acentuação em pôr, pôde, têm, vêm e fôrma da Gramática da Língua Portuguesa para Concursos Públicos, Enem, Cespe/cebraspe, FCC, FGV etc. Tenha dicas e Tire dúvidas da Fonologia do Português. É grátis!

Acento diferencial

O acento diferencial é usado para diferenciar palavras e assim tirar qualquer ambiguidade. Com a Reforma Ortográfica, apenas é usado acento diferncial no infinitivo, pôr, e no pretérito perfeito, pôde; na terceira pessoa do plural dos verbos ter e vir e derivados desses verbos; de forma facultativa na palavra "fôrma" com sentido de "vasilha".

Pôr

Usa-se o acerto circunflexo no infinitivo "pôr" para para diferenciá-lo da preposição "por". Exemplo: Você pode pôr os remédios aqui, por favor?

Observação: Os verbos derivados de pôr não são acentuados (depor, propor).

Pôde

Usa-se o acerto circunflexo na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo para diferenciá-la da terceira pessoa do presente. Exemplo: O aluno pôde viajar, mas ele não pode mais.

Têm e vêm (e seus derivados)

Nos verbos ter e vir (e seus derivados), usa-se o acerto circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo para diferenciá-la da terceira pessoa do singular.

Exemplos: Ele tem, Eles têm; Ela vem, Elas vêm; O professor detém conhecimento, os professores detêm conhecimento; O prefeito intervém no carnaval, os prefeitos intervêm no carnaval.

Fôrma

Forma (maneira, jeito) o som do "o" é aberto e sem acento.

Fôrma (vasilha) o som do "o" é fechado e acento é facultativo.

Exemplos:

Essa não é a forma de usar a forma de bolo.

Essa não é a forma de usar a fôrma de bolo.

Pesquisar: Acento diferencial